quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Uma questão de repertório

    Foi uma experiência interessante e as vezes doída poder observar a  expressão das pessoas toda vez que contávamos que estávamos de mudança para a Suíça. As reações foram desde a surpresa paralizante até a euforia e, em alguns casos, passaram por etapas parecidas com as de quem se recupera do luto ou da dependência química.
    Apesar das reações diversas, em geral, todos ficaram muito felizes pela oportunidade que estava aparecendo para nós e, invariavelmente, pintava o comentário sobre os ganhos que teríamos na qualidade de vida. Olhando aqui pela janela da sala não é muito difícil afirmar que este será um grande benefício e acho que terei muitos momentos para comentar e exemplificar isso....
    Acontece que nesses primeiros dias de trabalho do Vitão a tal da qualidade de vida dele não tem sido muito aos moldes do que sonhamos e do que profetizaram. Principalmente no que tange a jornada de trabalho. Os dias tem sido longos e estressantes para ele e na sexta-feira, em especial, se prolongou muito além das 8 horas legais que deveriam valer também aqui na Suiça. E justo no dia em que eu pretendia fazer carne para o jantar!
    Longe de mim ser a esposa doida que gera mais uma pressão na vida dele! Então, enquanto esperava sua chegada, pus os miolos para trabalhar e comecei a pensar nas músicas que poderíam ter algum significado neste momento e animá-lo depois do dia tão pesado de labuta.
    Pensei em "What a wonderful world" cantada pelo Luis Armstrong mas achei que era muito melada e clichezona... Lembrei de "Brasil Pandeiro" dos Novos Baianos, mas, além de a referência sobre a gente bronzeada não ter nada a ver conosco, também a sugestão dos temperos e sabores brasileiros é uma melhor referência para mim do que para ele.... Pensei também no sambinha "Vai trabalhar vagabundo" do Chico, mas esta, assim como "Capitão de Indústria" dos Paralamas do Sucesso, definitivamente, não iria anima-lo.... Não, nenhuma parecia se encaixar perfeitamente...
    Já estava quase desistindo quando ouvi o trinco e o Vitão apontou a cabeça na porta com o pedido de desculpas estampado na cara. Neste momento a música tema veio imediatamente à minha cabeça:
    -Nossa, Lô, desculpa... Quase perco o último trem... que passa às Onze...

-----------------------------------------------------------------------

Para quem não conhece:


4 comentários:

  1. Quero ver esse blog virar livro!!! Os posts parecem os capítulos de "Vidas Secas", que são contos separados, mas quando juntos, formam uma história!!!...

    ResponderExcluir
  2. Batatinha, tudo bem que eu também sou Ramos mas estou far far away do meu querido titio Graciliano, né?
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Caríssima Helô, com posts tão completos, que nos deixam acompanhar os amigos aos quais fomos obrigados a dizer um breve adeus, e em consideração ao clima musical que sua mensagem propôs, canto, ao estilo Beatles: "You say goodbye, and I say 'Helô', 'helô, helô...' I don't know why you say goodbye I say 'helô'..."! E fico feliz por esse blog de vcs que não nos deixam ficar no simples adeus! E força ao Gerbas, porque sei que, com seu imprescindível apoio, ele consegue! Confio nele! Abraços e beijos, Kim e Carol.

    ResponderExcluir
  4. Seguindo a linha de raciocínio - Têm aquele vídeo (you tube) do menininho falando da formiga que o irmão matou:
    "Q dó! Q dó! Q dó! Q dó!"
    Força aos dois!

    ResponderExcluir