sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aprendendo o Beaba

    Na terra do queijo e do chocolate vim descobrir que não são as técnicas culinárias que trazem dificuldade para a atividade gastronômica. Sempre curti e me debulhei neste tema, mas não foi preciso chamuscar o meu cérebro para conseguir atar uma carne, nem diluir as minhas energias na tentativa de dourar um frango desossado. É certo, no entanto, que tive que apurar a técnica trivial de cozinhar no bafo, mas, por favor, abafe!
     Marinada na nova realidade, descobri que o difícil mesmo é fazer um picadinho sem carne ou fingir que fava é feijão. O difícil mesmo é comprar alho por cabeça e limão por unidade.  O difícil mesmo é viver sem farinha Deusa e ter só risoto para fazer o bolinho de arroz.  O difícil é suportar a ausência do chocolate do Padre mesmo que eu ache a farinha de trigo na gôndola do pepino em conserva. O difícil mesmo é ter que tragar suco de laranja de caixinha e garantir a sustância do mingau sem a maisena de todos os dias....E na minha inocência eu achava que o brasileiro é que tinha motivo para ser criativo!
    Enquanto me familiarizo com as novas dificuldades, coloco a minha saudade em banho-maria e vou destrinchar os segredos que minha avó me ensinou.

-------------------------------------------------------------------

  • Atar: Amarrar a carne com um fio para que ela mantenha o formato durante o cozimento.
  • Apurar: Deixar cozer lentamente a fim de que o sabor seja realçado e a consistência aumente.
  • Banho-Maria: Aquecer indiretamente um alimento usando uma vasilha dentro da outra com água.
  • Chamuscar: Passar rapidamente na chama do fogão.
  • Cozinhar no bafo: Cozinhar no vapor.
  • Curtir: Deixar o alimento num determinado molho ou tempero para que ele tome gosto.
  • Debulhar: Tirar ou separar os grãos, bagos ou sementes.
  • Desossar: Retirar os ossos de frangos ou peixe sem que eles percam o formato original.
  • Destrinchar: Cortar a ave em pequenos pedaços (Alla Jack Estripador)
  • Diluir: Misturar água com alimento sólido a fim de que este se dissolva.
  • Dourar: Dar cor ao alimento.
  • Marinar: Imergir o alimento em um líquido que contenha vinho, limão ou vinagre.








3 comentários:

  1. Vitinho deve estar sofrendo muito, mesmo com este suculento bacon (foto 2), acredito que a carne do "Seu Zé" deixou saudade.
    Lô, mesmo você estando tão longe consegue me fazer surpresas gastronômicas maravilhosas. Não entendeu? Eu explico.
    Outro dia estava pensando no que fazer, ou melhor, onde pedir algo para comer e resolvi abrira o freezer despretensiosamente... Acabei encontrando "O" molho vermelho com carne de panela, aquele que o papai fazia pra gente.
    Só posso dizer uma coisa, estava maravilhoso =]

    ResponderExcluir
  2. Olha só, e eu que pensei que "Curtir" era o "like" do facebook!! hahahahahah Vivendo e apendendo... (brincadeira, eu sabia, era só pra fazer piadinha tá? hahahaha...)

    ResponderExcluir