terça-feira, 6 de setembro de 2011

O detalhe das coisas


    Na última sexta-feira ainda estávamos cansados da viagem, mas para aproveitar o dia de folga do Vitão decidimos ir até a IKEA que fica em outra cidadezinha perto de Zurich para dar uma olhada e distrair a cabeça.
    Fomos até a estação central e compramos a nossa passagem de trem. Com muito conhecimento de causa, porque eu já havia ido sozinha nesta loja na última vez que viemos para cá procurar apartamento, indiquei para o Vitão a plataforma em que deveríamos pegar o trem.
    Ótimo, tudo certo. O trem para Dietikon passará em 5 minutos... Aguardamos tirando um sarro da pontualidade dos trens daqui. "Quer apostar que dessa vez ele não chega no horário?". Não só chegou, como antes do horário e ficou esperando o momento correto para partir.
    Chegando na estação de Dietikon, estranhei o lugar. "Vitão, acho que estamos em outra plataforma da estação. Mas o caminho é por aqui, no meio do bairro. A gente anda uns 10 minutinhos até chegar na loja."
    Começamos a nossa caminhada no meio do lindo bairro de subúrbio, com seus predinhos baixos, flores em todas as janelas e espaços diversos para as crianças brincarem entre os prédios... Muito lindo, acolhedor e verdadeiramente simples. Contemplei por algum tempo a paisagem e logo me dei conta que este não era o caminho que eu tinha feito um mês atrás! Apesar do mesmo ar, as ruas não eram as mesmas...Comecei a procurar loucamente o nome da única rua por onde eu lembrava ter passado da outra vez que vim "Papelstrasse".  Nada.
    "Vitão, alí tem uma avenida grande. Quando eu vim tinha uma assim perto da IKEA. Ah, e um rio.... Olha o rio alí! Vamos por esse caminho."
    Andamos mais uns 10 minutos e resolvemos perguntar para alguém o caminho correto. Paramos em uma barraquinha de Salsicha, não de churasquinho ou churros, e perguntamos para o senhorzinho onde ficava a IKEA. Perguntamos em inglês, ele respondeu em alemão.... 
    "Uhmmm, parece que é por esse caminho. Mas pela cara dele estamos muito longe. Será que paramos em uma cidade diferente?" 
    "Não, olha alí na placa. Está escrito Dietikon. A não ser que existam duas estações na mesma cidade. Improvável. Vamos continuar por esse caminho que ele está apontando." E agradecemos o senhorzinho: "Danke".
    Andamos mais uns 10 minutos e decidimos perguntar de novo o caminho para umas pessoas que estavam sentadas calmamente em um parque. Ninguém falava inglês... Mas a palavra universal IKEA as pessoas entenderam. E nós entendemos a linguagem de sinais! Tínhamos que pegar um ônibus para chegar até lá. O ônibus nos deixaria na porta da loja. "Danke" novamente!
    Assim, depois de quase 1 hora perambulando pelo subúrbio chegamos até a loja. Entramos por uma porta diferente da que eu conhecia. Passeamos no meio dos ambientes decorados e nos deliciamos com os pensamentos de como ficará a nossa casa quando a mudança chegar e tudo estiver em seu lugar... Comentei com o Vitão "Engraçado como essas lojas de departamento tem uma agilidade gigante para mudar as coisas de lugar! Estive aqui há menos de 1 mês e estava tudo em uma organização diferente..."
    Compramos algumas coisas essenciais que faltavam e seguimos para o ponto de ônibus onde, supostamente, pegaríamos o ônibus para voltar para Zurich. Dessa vez não erramos. 
    Mesmo assim eu estava inquieta e com uma sensação de Alzheimer... Parecia que eu nunca tinha estado em Dietikon e naquela IKEA. Eu não reconhecia a estação, nem as ruas, nem o caminho, nem a própria loja... Então decidi olhar o mapa da região que eles, sabiamente, colocam em todo ponto de transporte. Ele indicava que estávamos à oeste de Zurich. "Caramba!!!! Eu lembro que da outra vez eu fui para Leste, Vitão!" Olhamos novamente para o mapa. O que ficava a Leste? Uma cidadezinha chamada DietLikon....



6 comentários:

  1. Hahahahah.. Helô confundindo direita com esquerda fantástico!!! Normal com esses nomes bizarros, fazia isso direto na Suécia!!!
    Btw, a IKEA é Sueca!!! E é a melhor loja de casa que já fui, produtos de qualidade, bonitos e baratos, uma Tok Stok como deveria ser!!... Demais! Aproveitem... E parabéns pela iniciativa do blog, gostei!

    ResponderExcluir
  2. É Batatinha... Bonitos são. De qualidade, eu não sei. Baratos... é uma questão a se discutir em qual moeda!
    Mas de uma coisa eu tenho certeza: vamos ter que aprender a montar móveis!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Ai que legal poder acompanhá-los por aqui!Já podemos imaginar como a casa de vcs vai ficar lindona! O Nícolas está mandando beijos! Beijos da "titia" também.

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha!!! Morri de rir, Helô!!! Sim, todas as IKEAs são muito parecidas e localizadas em cidadezinhas muito parecidas tbm! Pelo menos aqui na França é assim, eu já entrei em algumas e nunca sei se é a mesma ou não... Em relação à qualidade dos móveis, tbm tenho minhas dúvidas... é tudo super bonito, principalmente qdo vc já vê montado (pense que eu e o Ricardo pagamos metade do preço em um armário que era de exposição, ele tava novinho, em perfeito estado, mas tivemos que desmontar na loja e montar em casa... no comments!!). Gostei da ideia do blog, arrasaram! Beijos pra vc e pro Gerbas!

    ResponderExcluir
  5. Má, Acho que daqui alguns dias precisaremos de reforço para montar os futuros móveis! Topam? hehehe

    Beijooooo em todos aí, "titia" Ana!

    ResponderExcluir