quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quibe Albino

    Hoje encasquetei que queria fazer um quibe assado. Logo cedo já fui ao mercadinho da esquina à procura dos ingredientes, o que por si só já é uma grande aventura, haja vista que as coisas estão sempre nos lugares mais inesperados das prateleiras. 
    Não tive problemas em localizar os ingredientes frescos, como cebola e cheiro verde. Então segui para a parte de resfriados em busca da carne moída. Até achei, mas o preço era impeditivo. Pagar o equivalente à R$80 no Kg da carne moída, cuja procedência você nem tem condição de identificar, é uma coisa que eu me recuso a fazer... ainda mais se é para colocar numa receita em que a carne não é o ingrediente principal e sim o trigo. 
    Não tive dúvidas, cortei a carne da lista e adequei o plano e a minha vontade para um quibe vegetariano! Isto resolvido, me restava procurar o ingrediente herói. Olhei na gondola de farinhas e não achei nada parecido. Depois na de pães, que estava bem ao lado. Nada. Depois na das castanhas. Nada. Finalmente, no corredor dos laticínios, junto aos cereais matinais, encontrei uma embalagem cuja imagem não negava que se tratava de trigo.
    Já em casa, separei os ingredientes para começar minha experiência vegetal. Cortei as cebolas, ralei o alho e a cenoura e escorri o iogurte. Mas quando fui colocar o trigo na água reparei que o grão era muito diferente do que eu tinha na memória. Era grande e duro demais para descartar a etapa de cozimento, como acontece na receita tradicional de quibe. Além disso ele era muito branco. Pensei comigo: "Deve ser um tipo diferente... um tipo dessas bandas...um trigo ariano!" 
    Só para me certificar, fui até o Google translator tentar descobrir que tipo de trigo era o tal do Rollgerste indicado na embalagem. É... Acho que eu estava bêbada na hora que achei que cevada era trigo! Agora só me resta botar a cerveja na geladeira e esperar o marido para, juntos, experimentarmos o primeiro quibe albino da história.

QUIBE ALBINO

Ingredientes:

-500g de cevada em grão
-1 cebola ralada
-3 cebolas em rodelas
-3 dentes de alho ralados
-1 cenoura grande ralada fino
-200g de iogurte natural escorrido
-1 caldo de legumes
-2 colheres de manteiga
-1/2 xícara de azeite
-Cheiro verde, sal, pimenta do reino e nós moscada a gosto

Modo de Fazer

-Coloque a cevada em uma panela junto com água suficiente para cobri-la. Assim que ferver, adicione o caldo.
-Cozinhe em fogo médio até que a cevada esteja macia. (Mexa constantemente e adicione mais água sempre que necessário.)
-Paralelamente, refogue o alho e a cebola ralada em uma colher de manteiga. Reserve.
-Assim que a cevada estiver cozida, junte os temperos e a cebola e alho refogados. Misture bem. Reserve.
-Refogue a cebola em rodelas no restante da manteiga até que fique bem douradinha. Reserve.
-Faça as camadas do quibe começando com a cevada, depois a cebola em rodelas refogada, depois o iogurte, depois a cenoura ralada e, por fim, uma última camada de cevada.
-Regue com azeite e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos. 
-Sirva em seguida.


*O Vitão aprovou!

7 comentários:

  1. “Putiz Grilo” Helo!!! Isso deve ter ficado uma pedra. Será que vc terá que fazer outra matéria somente para descrever a sensação de degustar este Albino?

    BJÃO

    ResponderExcluir
  2. Queria denunciar uma propaganda enganosa: já são mais de 9 da noite e ainda não vi sinal da minha cerveja...

    Vitor

    ResponderExcluir
  3. hashahshashahsahhs que demais! So voce para fazer quibe com cevada hashahsahshahshhs sensacional! Conta ai qual e o gosto! Eu sempre tenho problemas para identificar os diferentes graos e farinhas por aqui tambem ahshahsahshasha

    ResponderExcluir
  4. Olha, mas até que deu certo! O Vitão aprovou... mas ficou qualquer coisa menos quibe! hehe
    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Helô, concordo com o Batata: seus posts, no futuro, poderão ser compilados e publicados, pois estão sendo fonte de entretenimento para muitos seguidores do blog. Acho que, com todas essas experiências culinárias, vc terá material para, pelo menos, um livro de receitas. Sugestão de título: "Receitas da Loloca". Quando isso acontecer, não se esqueça de reservar um exemplar para mim. Mas terá que ser autografado, tá?

    ResponderExcluir
  6. Mas vem cá, tem o desenho do trigo na embalagem, não é? Como achar que seria cevada??????
    Contudo acredito que são destes pequenos "equívocos" que nascem as grandes descobertas. Continue com sua cozinha alquímica!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Dri, acontece que o trigo e a cevada são como eu e você: primos! Nariz de um, focinho do outro, ou melhor, raiz de um touceira do outro.
    Beijooooooooo

    ResponderExcluir