sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O fruto proibido

    Estava reparando esses dias que por aqui existem muitos quintais com macieiras carregadas e que nos mercados quase todos pegam um pomo para levar para casa. Reparei nisso porque nunca achei nada de mais do tal fruto proibido e sempre fiquei me perguntando o que raios estavam pensando Adão e Eva quando decidiram abrir mão da vida infinita e de toda a perfeição do mundo para simplesmente comer uma maçã. O pior é que não consta em nenhuma fonte que, naquela época, eles tivessem açúcar e canela para colocar um pouco mais de sabor no pecado do dia...
    Mas se ninguém pode negar que o fruto da árvore da ciência não agrada a gregos e troianos, tampouco poderão me desmentir quando afirmo que foi o McDonald's quem conseguiu uma unanimidade ao criar a tortinha de maçã. E eu desafio quem disser que a danada não é sensacional!
    Foi com isso em mente que hoje, para comemorar nossa primeira aula do idioma germânico, resolvi improvisar a única receita usando a vedete nacional que gosto e consigo pronunciar em alemão: Apfelstrudel ou, para os mais chegados, Torta de Maçã.

APFELSTRUDEL

Ingredientes:
-5 maçãs (as melhores que você achar do tipo que estiver disponível)
-4 colheres de açúcar
-1 pau de canela
-10 cravos-da-índia
-1 pitada de gengibre fresco ralado
-1 xícara de água
-200g do iogurte de sua preferencia (eu usei de tangerina)
-1 punhado de uvas passas
-8 massinhas pré-prontas para torta (Ok, assumo que hoje apelei para a praticidade e não fiz a massa em casa! Mals...)

Modo de fazer:
-Coloque o iogurte em uma peneira fina para que o soro vaze e sobre apenas a parte mais consistente.
-Descasque, retire o miolinho e o cabo das maçãs. Em seguida corte-as em cubos pequenos. Reserve a casca.
-Coloque as maçãs cortadas, o açúcar, a canela, os cravos e a água em uma panela e leve ao fogo médio.
-Mexa a mistura ininterruptamente por aproximadamente 40 minutos ou até que apure.
-Coloque o iogurte consistente no fundo das massinhas e, por cima, o doce de maça ainda quente.
-Para enfeitar use pedaços da casca e as uvas passas.
-Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos.
-Sirva imediatamente.




7 comentários:

  1. Isso aí tá com uma "cara" boa! Me deu água na boca. Que Deus me perdoe, não sei como é a vida eterna, mas a gula é um pecado genial!

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma delíííícia! E tem alguma coisa que eu faço que não fica gostosa, irmão? hihihi
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia! Se mandar para a Adriana, eu também quero, rsrsrsr! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dri e Ana, eu até mandaria umas tortinhas por correio caso ele não estivesse em greve! Que pena! =P
    Dri, a propósito, esqueci de te agradecer por me ensinar o truque de solidificar o iogurte! Agora o próximo passo é usar a técnica em um prato salgado!
    Beijoooo

    ResponderExcluir