quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ode à Alcachofra

    Obrigada, Alcachofra, por me lembrar qual é a sensação de comer com a mão e lamber os dedos. Por me proporcionar um momento ritualístico em plena quarta-feira. Obrigada por me trazer de volta o sabor quase raro de infância e por me forçar a usar o fio-dental. 

 Obrigada por não empunhar os seus espinhos a quem te devora. Obrigada por me disciplinar a comer com paciência, arrancando suas mil pétalas uma por uma.  E após a tortura implacável, por me premiar com o seu coração. Obrigada por me permitir deixar o melhor para o final e por me mostrar que pouca comida também alimenta. 

    Obrigada por jogar na minha cara que as flores duras, grossas e com pouca cor também têm valor incalculável.

---------------------------------------------------------------------------

RECEITA DE ALCACHOFRA

Ingredientes

-4 alcachofras frescas e novas
-500g de carne moída
-1 cebola picada
-3 dentes de alho ralados
-1 colher de óleo
-2 latas de tomate pelado (uns 700g ao todo)
-Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

-Lave as alcachofras em água corrente e deixe-as imersas em água por 10 minutos
-Refogue a carne moída em uma panela grande até que fique bem cozida e seca
-Abra um "buraco" no meio da carne para refogar ali a cebola e o alho no óleo. Quando a cebola e o alho estiverem douradinhos, misture tudo.
-Adicione o tomate pelado e a mesma medida de água. Despedace os tomates com a colher.
-Coloque o sal e a pimenta
-Escorra as alcachofras e abra as suas folhas o máximo possível sem que despedacem. Coloque-as na panela de forma que fiquem cobertas pelo molho.
-Deixe cozinhar com a tampa fechada por aproximadamente 1 hora.
-Na hora de servir, coloque as alcachofras no prato e jogue o molho com a carne entre as suas pétalas.

Modo de comer

-Lave suas mãos
-Não use talheres
-Arranque pétala por pétala e vá levando-as á boca como se fossem conchas com molho.
- Saboreie a carne moída e o molho que estão sobre a pétala, mas também raspe-a no dente para liberar a sua carninha.
-Cuidado no final porque perto do fundo algumas alcachofras têm espinhos. Se a sua tiver, retire-os cuidadosamente e parta para a melhor parte: comer o coração.... Uhmmmmmmmmm
-Lamba os dedos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário